quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Câmara discute revitalização do centro histórico com o conselho municipal

camara

 

A Câmara de Vereadores realizou na tarde desta quarta-feira (31) reunião com o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural Edificado. O encontro foi proposto pela Comissão Especial que estuda a revitalização do centro histórico. O objetivo foi informar os conselheiros sobre o trabalho que o grupo vem desenvolvendo.

O presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira (PT), explicou que a comissão especial trabalha em duas frentes: uma refere-se à revitalização do centro histórico, onde a nova sede está inserida; a outra à situação do Edifício América. “Esperamos que até o final do ano possamos dar uma resposta à cidade sobre esses dois aspectos, apresentando alternativas e encaminhamentos para chegarmos a uma solução que contemple todos os envolvidos da melhor forma possível”, informou.

O presidente da comissão especial, vereador Beto Tribess (PMDB), disse que o grupo está realizando ampla pesquisa histórica sobre cada bem patrimonial da região e que pode contribuir com o conselho municipal. “Gostaríamos de ser o apoio para o conselho, no sentido de ajudar a preservar o centro histórico e até criar uma legislação específica a respeito”, revelou.

Já o presidente do conselho, Alexandre Gevaerd, também secretário de Planejamento, classificou a reunião como histórica. “Estamos aqui no centro histórico para discutir um assunto tão importante que é o da revitalização e preservação do local, levantado pela Câmara de Vereadores. Isso é louvável”, assinalou, informando que, legalmente, a região não é identificada como centro histórico.

O vereador Maurício Goll (PSDB), membro da comissão, disse que se sentia orgulho em participar daquele momento. “É uma ocasião ímpar participar desta discussão e da oportunidade de reavivar o centro histórico, pelo desafio dado à comissão”.

Conselheiros

Os conselheiros foram unânimes em elogiar a iniciativa da Câmara de criar a Comissão Especial do Centro Histórico e Edifício América. A historiadora Ana Maria Moraes, representante do Instituto Histórico de Blumenau, lembrou que a memória histórica e cultural de Blumenau necessita ser defendida. “O povo precisa conhecer as origens e é por meio da preservação da história e dos aspectos culturais que isso acontece”.
O conselheiro Bráulio Maria Schloegel disse que a criação da comissão foi muito oportuna, porque a revitalização do centro histórico dará a Blumenau um novo cartão de visitas. “Temos que mostrar para o mundo esta referência”.

Geaverd ressaltou que a reunião foi muito produtiva e que o conselho vai estudar propostas para contribuir com a comissão especial da Câmara de Vereadores. “Vamos amadurecer o assunto e esta área deve ser tratada com um zoneamento diferenciado”, afirmou, agradecendo à Câmara pela oportunidade de realizar a reunião do conselho na nova sede, que ocorreu antes da reunião com a comissão.

O presidente Vanderlei também agradeceu ao conselho por aceitar o convite e disse que é uma grande satisfação abrir as portas da Câmara para os debates sobre a cidade. “É importante o acesso dos conselhos municipais neste espaço, que torna as reuniões mais públicas”, completou.

Agência Camarablu | Fonte: Assessoria de Imprensa

Um comentário:

  1. Parabéns ao IHB e a Câmara de vereadores de Blumenau pela reunião no dia 31 de julho, onde os debates foram em beneficio da preservação do patrimônio cultural.
    A criação desse conselho é oportuna, necessária e quem sabe venha a salvar o pouco do que ainda resta do primeiro local do Centro Histórico.
    Os assuntos debatidos são de esperança de sucesso de qualquer pesquisador e historiador de nossa cidade, como de boa parte da população. Precisamos sim dar um basta e derrubar o Edifício América, ou então tombá-lo como patrimônio da Humanidade, como a edificação (período longo de paralização) mais antiga do mundo sem definição. Creio que não existe mais explicação convincente desta barbárie que ali se encontra.
    Se a reunião foi Histórica, que seja histórica também a coragem de nossos representantes em dar um basta a isso tudo – derrubar já. Ali é o centro Histórico que a cada dia se descaracteriza mais.
    Parabéns Anna Maria Moraes, necessita ser defendida sim e não por alguns historiadores que acham que ali pode ser erguido qualquer edifício. Temos tantos outros lugares. Já chega admitir que no espaço onde era o Estádio Aderbal Ramos da Silva, seja totalmente descaracterizado com prédios modernos, uma afronta a nossa cultura. Ali sim poderia ser feito várias casas em técnica estilo enxaimel – e área de lazer, e nessas casas venda de produtos artesanais e locais.
    Outro ponto negativo são as pessoas que deveriam dar o exemplo, sabendo da necessidade de um novo prédio para nosso acervo histórico, que se acumula encaixotado, sem definição, sem os elementos necessários de preservação, humidade, falta de museólogos, e outros. E o agravante o novo prédio ser moderno sem características germânicas é jogar todo um passado fora. Temos que revitalizar essa área urgente, mas não com mesmices que se apresentaram ao longo desses últimos 35 anos.
    É necessário que sejam promovidas mudanças na direção do arquivo histórico, como contratação de mais profissionais.
    Lamento não poder participar. Tenho feito minha contribuição da forma como posso e creio muito mais que alguns que apenas repetem como papagaios nossa história, e muitas vezes sem a coragem de mostrar a realidade. Minha saúde me impede de poder exercer mais contribuições, mas garanto não me acovardo mediante tantos floridos ao redor da nossa história.
    Avante, confio no grupo e vamos realmente mostrar as autoridades constituídas, que nossa cultura, nossa gente pede socoro na questão aqui debatida. Os resultados com essa comissão cremos ser o primeiro e grande passo.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.

    ResponderExcluir