segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Audiência com reitor da Furb

MEMÓRIA DE REUNIÃO 24/2013

Data: 14/08/2013

Horário: 17 h

Local: FURB

Assunto: Audiência com Reitor

Presentes: Ana Maria L Moraes, Marcos Schroeder e Reitor João Natel P. Machado.

A pauta deste audiência previa a abordagem dos seguintes assunto:

1. Fritz Müller e outros assuntos relcionados : 1) Museu Fritz Müller – estágio das negociações da transferência do Museu da FAEMA para a FURB (Departamento de Biologia) – segundo formos informados, pelo próprio Presidente da FAEMA via telefone ao reitor, durante a reunião, falta apenas os trâmites que estão na Procuradoria da Prefeitura, não havendo mais nenhum item a ser discutido. A questão já está fechada. Informamos que o IHB está aplicando os recursos que tem recebido do Ministério Público na reforma das vitrines e terrários, bem como em uma segunda etapa, na manutenção do jardim que possui plantas raras, cultivadas pelo próprios Fritz Müller. 2) Concessão do título de Honoris Causa: será encaminhada pelo reitor ao Conselho da Universidade, para tanto, o IHB está encarregado de fazer a defesa desta concessão, bem como municiará a Instituição com demais informações sobre o assunto. 3) Livros e pesquisas sobre Fritz Müller – o livro do Simpósio que ocorreu em 2010 na Alemanha sobre Fritz e Hermann Müller, cujos assuntos tratados foram organizados em um livro, será distribuído pela Livraria da FURB, conforme entendimentos já mantidos com o Departamento encarregado. 4) Criação da Associação dos Amigos do Museu Fritz Müller – foi informado ao Reitor, que o IHB possui a intenção de organizar uma Associação de Amigos do Museu (nos moldes da Associação dos Amigos do Arquivo) para que esta possa captar recursos mais facilmente, proteger, promover campanhas e demais ações que viriam de encontro a facilitar a manutenção e implementar melhorias permanentes no Museu, independente de onde este estiver vinculado. Tal iniciativa foi também aprovada pelo reitor.

4. Seminário sobre história, memória, cultura e antropologia de Blumenau e Região: este assunto foi sugerido pela Profª Marilda Checcucci e o IHB achando-o pertinente, vê que tal evento precisa ser realizado em parceria com Fundação Cultural, FURB entre outras, ainda não contatadas. Este seminário visa discutir amplamente com vários segmentos, as questões acima elencadas para que de certa forma, possamos nivelar estas questões. Vê-se a disparidade de entendimentos sobre o assunto quando se aborda preservação patrimonial, eventos culturais, história e memória, o que leva a ações equivocadas em diversas instâncias. A ideia é de minorar estas disparidades e instrumentalizar os envolvidos. O Reitor Prof.Natel deu total apoio, informando que a FURB participará com toda a estrutura de que dispõe. Ainda, sugeriu, que tal iniciativa pela sua importância deve ser formatado de maneira que se desenvolva por um período maior do que de um seminário, que seja uma agenda, desenvolvida no decorrer de um período. O IHB ficou então de retornar à Profª Marilda e Sueli Petry (designada pelo Presidente da Fundação Cultural, que já apoiou o projeto) para planejamento e desenvolvimento do projeto.

3. Museu Virtual da Culinária Regional – também sugestão da Profª Marilda do Mestrado de Desenvolvimento Regional, este assunto foi abordado e o IHB discutirá com a Professora detalhes para sua elaboração.

5. Assuntos diversos – a reunião estendeu-se por 90 minutos onde diversas questões foram discutidas informalmente, especialmente sobre questões educacionais e da universidades.

0 comentários:

Postar um comentário