segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Viabilidade de parceria técnica para elaboração de projetos

MEMÓRIA DE REUNIÃO 20/2013

Data: 25/07/2013

Horário: 14:00 h

Local: FURB – Mestrado de Desenvolvimento Econômico

Presentes: Ana Maria L. Moraes e Profª Marilda Checcucci Gonçalves da Silva

ASSUNTOS: VIABILIDADE DE PARCERIA TÉCNICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Após explicitarmos a Profª Marilda sobre a necessidade de se obter respaldo teórico para elaboração de inventário e outras ações de mapeamento das manifestações culturais e salvaguarda de memória, recebemos sua aprovação e intenção de auxiliar.

Mostrou-nos os vários projetos que tem em andamento e outros aguardando recursos e o engajamento de parcerias para sua execução.

Sua área de atuação é na Gastronomia enquanto manifestação cultural. Informou sobre alguns alunos que estão desenvolvendo trabalhos com este viés e que possui pesquisas prontas para registro e indicações geográficas.

Vimos que seria muito importante o fomento de um seminário que visasse uma ampla discussão sobre cultura, história, memória e antropologia com o objetivo de tratar as raízes culturais de forma técnica e fundamentada em pesquisa. Isto proporcionaria uma maior segurança daqueles que se envolvem com estes assuntos e que muitas vezes incorrem em erros graves de interpretação.

Ainda frisou sua preocupação com a questão da diversidade cultural de nossa região, a interpenetração de diversas culturas e que está levando a formação de uma nova identidade cultural, sem que se tenha devidamente salvaguardada aquela memória das práticas herdadas dos colonizadores.

Muitas coisas estão se perdendo, por uma série de fatores, inclusive o desaparecimento daqueles que tinham em seu cotidiano práticas que estão caindo no esquecimento, mas que foram fundamentais para nossa identidade cultural.

Ficamos então, de contatar com o Reitor da FURB e Presidente da Fundação Cultural a fim de buscarmos a realização deste seminário.

0 comentários:

Postar um comentário