sábado, 9 de março de 2013

MEMÓRIA DE REUNIÃO nº 06

DATA: 08/03/2012

HORARIO: 12:00

LOCAL: IPHAN – FLORIANÓPOLIS

PRESENTES: Ana Maria Ludwig Moraes (Secretária do IHB) e a Historiadora Regina Helena M. Santiago (IPHAN)

ASSUNTO: REUNIÃO PROTOCOLAR PARA TRATAR DE ASSUNTOS DIVERSOS

Neste encontro, que teve como objetivo apenas estreitar relacionamento, Historiadora Regina Helena M Santiago relatou a ações do IPHAN em Blumenau e região.

Em 2007 foi assinado um convênio com as cidades de Timbó, Indaial, Pomerode, Blumenau e Gaspar, no sentido de fomentar um Roteiro de Imigração, o que traria alguns incentivos para as cidades que o compõem. No cumprimento do convênio, a única cidade que avançou nas ações foi Pomerode.

Com relação ao Patrimônio Imaterial, existe uma dificuldade neste tombamento, pois as técnicas de fabricação e produção depois de tombadas, não podem ser alteradas, nem mesmo para atender exigências legais, por isso quando envolvem alimentos, a dificuldade de torna maior, senão, impossível. O que se pode fazer é a salvaguarda do item que quisermos preservar.

O que se pode fazer é o registro do bem junto ao IPHAN, mas não é tombamento. Este registro serve apenas como uma medida protocolar, como uma certidão de existência e na sequencia o que se pode fazer são ações que visem a salvaguarda do bem.

Este processo é trabalhoso por isto a dificuldade em fazê-lo.

Mas a salvaguarda pode levar ao fomento de ações comunitárias que incentive a manutenção do bem, isto é, envolver as populações de modo que exista para elas algum benefício nesta continuidade.

Ela me relatou que, com referência aos Clubes de Caça e Tiro, para elaboração deste estudo, foi feita uma carta convite para ver se alguma empresa se interessaria em fazer. Apareceu uma empresa de São Paulo e ninguém mais. O IPHAN havia colocado o valor de 60 mil em orçamento, veio o dinheiro, mas como houve apenas um candidato, a coisa não teve validade. Devolveram os recursos. Estão pedindo de novo, mas não sabem se serão contemplados.

Também relatamos sobre a elaboração da campanha de Valorização do Patrimônio Edificado que estamos desenvolvendo com a SEPLAN e obtivemos a intenção do IPHAN em engajar-se conosco.

Explicou a participação do IPHAN junto à FURB no desenvolvimento do projeto do Kochkäse.

.

0 comentários:

Postar um comentário