segunda-feira, 7 de outubro de 2013

II Workshop Catarinense de Indicação Geográfica e I Mostra de Produtos Tradicionais do Vale Europeu e Caminho dos Príncipes

O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro, na Fundação Cultural, muito importante para refletirmos sobre o quanto podemos obter de retorno no investimento de adequação de nossos produtos regionais às regras para indicação geográfica, certificação de origem, etc.

O que deixou a desejar foi a pouca presença de autoridades ou pessoas que as representassem e tivessem participação nas políticas públicas. 

Os participantes e palestrantes  eram do Ministério da Agricultura, Secretaria de Turismo, Fundação Catarinense de Cultura, BADESC  e outros órgãos ligados a estes.

Ficou evidente que existem muitas oportunidades que estamos perdendo por desconhecimento ou desinteresse. Recursos existem - são unânimes em afirmar - o que faltam são projetos. Isto ouvimos quase que diariamente. 

Os assistentes eram em sua grande maioria de técnicos. O interessante era que houvesse a presença daqueles que podem colocar em suas agendas de trabalho, ações positivas voltadas para o fortalecimento de políticas públicas beneficiando  nossos produtos regionais.

Ganhariam a pequena propriedade, diminuiria o êxodo rural, incentivaríamos o turismo e a cultura  de Blumenau e região. Do IHB estiveram presentes a Secretária e Historiadora do IHB Ana Maria Ludwig Moraes e o Vice Presidente Marcos Schroeder.

 

Historiadora Regina Helena do IPHAN,  Secretária do IHB e Historiadora Ana Maria Moraes e a Professora Doutora da FURB  Antropóloga Marilda Ceccucchi. 

 

0 comentários:

Postar um comentário